Estresse, o mal do século:

Segundo o neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia, ser organizado facilita o trabalho do cérebro, pois permite que ele tenha previsibilidade para executar tarefas. Desorganização atrapalha funcionamento do cérebro e provoca estresse.
— Quando está tudo embaralhado e alguém procura algo, o cérebro gasta tempo e performance para achar o que se quer. Com isso, ele fica cansado e há queda de rendimento em atividades que exigem mais energia, como tomada de decisões, por exemplo — diz o médico. — Se o ambiente está arrumado, a pessoa já parte do meio do caminho. Isso traz tranquilidade, gera serotonina (neurotransmissor) e controla o bem-estar.

Seja organizado

Fique atento!
  • Busque um motivo para praticar a organização. Comece decidindo o que deve ser descartado
  • Curta o silêncio: evite ouvir músicas ou ver televisão enquanto organiza para aumentar a concentração
  • Utilize ferramentas que facilitem a organização, como uma agenda para listar as atividades do dia
  • Separe os itens que sobrarem por categorias e doe roupas e objetos que não tenham mais utilidade
  • Identifique suas prioridades e aprenda a dizer “não” ao que não é urgente
  • Faça tudo de uma vez: escolha começar o quanto antes e arrume todo o espaço em um único momento, deixando todos os objetos visíveis
  • Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo. Em vez de tentar ser multitarefas, o que é prejudicial ao cérebro, procure se envolver com uma atividade de cada vez, com mais profundidade, para dar resultados de maior qualidade
  • Simplifique a vida em vez de complicá-la: agende o pagamento das contas para o débito automático e planeje um caminho para resolver vários problemas em uma única rota, por exemplo
  • Delegue tarefas para evitar sobrecarga e, consequentemente, a desorganização resultante da incapacidade de lidar com todas elas
De acordo com a psicoterapeuta Myriam Durante, toda bagunça é resultado de uma procrastinação que, em geral, se deve a alguma insatisfação.
— Se as pessoas não estão felizes, elas ficam empurrando tudo com a barriga — afirma a especialista em comportamento humano.
Para as crianças, organização é fundamental para o aprendizado. Estudar em ambientes desarrumados dificulta a concentração em uma só tarefa, o que atrapalha a consolidação de informações no cérebro.
— Os pequenos pegam o exemplo dos pais. Não adianta dizer a eles para manter o quarto impecável se o resto da casa está bagunçado — diz Myriam Durante.
http://portaldoamazonas.com/desorganizacao-atrapalha-funcionamento-do-cerebro-e-provoca-estresse