segunda-feira, 9 de março de 2015

O que tem haver organização interna com externa!



Todas as virtudes e valores humanos estão inter-relacionados. A virtude da ordem é a coordenadora de todas as demais virtudes, a que consegue que melhoremos de maneira harmônica e equilibrada; por isso, para estrear um ano, é bom começar com a mente clara, com ordem.

Tenho um amigo que reclamava muito porque sua esposa era tão ordenada com as coisas da casa, que ele se sentia aprisionado, incômodo por não conseguir agir com espontaneidade.

Nós entendemos e somos conscientes de que a ordem não é uma mania que nos coíbe, mas um valor que melhora as pessoas.

A ordem começa na cabeça e, a partir dela, é transmitida e executada em todos os aspectos da vida. Essa ordem mental consiste em uma clara escala de valores, de prioridades.

A esposa citada esquecia essas prioridades e colocava a fria ordem material das coisas acima da afabilidade.

A escala de valores vai estabelecer a ordem de prioridades dos aspectos essenciais da nossa vida e de cada dia:

A vida espiritual
O casamento e os filhos
O trabalho
Parentes
Amigos
Relações sociais
Saúde, descanso
Cultura, formação

Para respeitar essa ordem mental, é preciso entendê-la e assimilá-la profundamente, bem como colocar um esforço constante da vontade para respeitá-la.

Todas as empresas e instituições têm um programa anual de objetivos que está associado a um orçamento anual. Tal programa contém os pontos de referência para saber se a empresa está cumprindo as prioridades selecionadas.

No campo individual, ocorre exatamente a mesma coisa: é preciso estabelecer objetivos pessoais, metas, planos, ordem mental – e respeitar tudo isso.

Tanto as pessoas como as instituições têm inteligência e liberdade para mudar a ordem das suas prioridades, mas devem fazê-lo de maneira racional e não caprichosa.

A primeira consequência prática e real dessa ordem mental vai ser o horário de cada dia, que será guiado pelas prioridades estabelecidas.

Ter um horário nos leva a aproveitar o tempo. Viver com um horário não nos ata, ao contrário: abre as portas para uma grande variedade de atividades diversas.

Da mesma maneira, a ordem material nos dá a tranquilidade de saber onde encontrar tudo sempre, o que evita a insatisfação, a insegurança e o mau humor.

A ordem torna o lar habitável, permite que cada um tenha seu espaço em boas condições, favorece a harmonia no funcionamento de cada parte da casa.

Quando alguém entra em um lugar limpo e ordenado, tende a respeitar essa limpeza e ordem; mas se chegamos a um lugar sujo e desordenado, não sentiremos nenhum respeito por esse ambiente.

A ordem também nos leva a concentrar-nos no que estamos fazendo, não pretendendo fazer várias coisas ao mesmo tempo – o que geralmente leva a não concluir nenhuma. É muito mais eficiente terminar uma cosa e iniciar a seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário