sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Como melhorar a qualidade do ar dentro de casa?


Existem algumas medidas para livrar o ar de sua casa de poluentes, microorganismos e outras partículas, como pólen e poeira, que fazem mal à saúde. Selecionamos cinco delas. Acompanhe:
1. Prefira tintas formuladas com matérias-primas naturais
Como a terra ou a caseína (derivado do leite de vaca), pois são livres de metais pesados, solventes químicos e compostos orgânicos voláteis. Uma boa dica de pintura ecológica é a feita com cal, que não contém insumos tóxicos e tem efeito fungicida. Mais informações: www.idhea.com.br/pdf/tintas.pdf.
2. Tenha plantas que limpam o ar
Espécies como gérbera, babosa, crisântemo e lírio-da-paz possuem, em suas raízes, bactérias que transformam poluentes como monóxido de carbono, formaldeído, benzeno e até fumaça de cigarro em nutrientes para a planta.
3. Use purificadores de ar
Esses equipamentos removem mofo, ácaros, fungos, vírus e bactérias. Uma novidade são os purificadores à base de terpeno, um bactericida natural extraído de alguns vegetais, como a casca da laranja. Saiba mais: www.terpenoil.com.br.
4. Limpe regularmente o filtro e os dutos do ar-condicionado e do aquecedor
Isso diminui o risco de alergias, resfriados e doenças respiratórias. Evite instalar ventiladores próximos às janelas, pois eles podem trazer fungos e pólen (causadores de alergia) para o recinto. E atenção: telas e cortinas nas janelas não protegem contra a poluição externa. Pelo contrário, diminuem a circulação de ar e, assim, aumentam a concentração de poluentes.
5. Evite produtos de limpeza que contenham compostos orgânicos voláteis (COV)
Comuns em detergentes, ceras, removedores de manchas e lustradores, além de tintas, colas e vernizes, e que podem causar irritação na vias respiratórias, fadiga e falta de ar. Os rótulos não informam se o produto contém COV. Contate o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante para saber.
Nada como um ar saudável para uma sexta feira!
 Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário